“ Os que são ensinados resplandecerão como o resplendor do firmamento e os que ensinam a muitos a justiça serão como estrela por toda a eternidade.”

Daniel: 12;3

Projeto Autoestima

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ ROSALES DOS SANTOS







PROJETO AUTOESTIMA







AUTORA: SIRLENE CUSTÓDIO DA SILVA PRADO.





NOVA ESTRELA, ROLIM DE MOURA, RONDONIA, MAIO Á DEZEMBRO DE 2011.

SIRLENE CUSTÓDIO DA SILVA PRADO








PROJETO AUTOESTIMA






COLABORADORES: ANA LÚCIA ARRUDA (SEDUC – ROLIM DE MOURA.)
COORD. DO LIE: ANTONIO SANTANA




NOVA ESTRELA, MAIO DE 2011
PROJETO AUTOESTIMA

Período de realização: Maio á Dezembro de 2011.
Público Alvo: alunos do ensino fundamental, e médio da escola José Rosales dos Santos, Distrito de Nova Estrela, Município de Rolim de Moura.
Justificativa: Acompanhando o dia a dia de alguns alunos na escola, e vendo o comportamento dos mesmos, relacionados ao contexto sala de aula e até mesmo em todo âmbito escolar, vi a necessidade de buscar meio, para melhorar o desenvolvimento dos mesmos, já que ambos não estavam produzindo em sala de aula e alguns também são indisciplinados.
Objetivo: Despertar nestes alunos o interesse para estudar, se dedicar aos estudos e mostrar para eles que o estudo vai fazer a diferença na vida deles, que não se vem para a escola todos os dias passar quatro horas aqui, por acaso, e sim que eles podem fazer a diferença, na escola, na família, e na sociedade.
Descrição do projeto: Este projeto teve inicio, quando eu como orientadora desta instituição de ensino, fiz um levantamento para saber quais seriam os alunos que no momento precisavam de um acompanhamento “especial”, a partir daí comecei conversar com todos em particular um de cada vez, e fui aprofundando um pouco mais na história de vida de cada um deles. Após fazer este atendimento, convidei os mesmos para fazer um curso na escola, entraria no grupo quem estivesse disposto a participar mesmo. Portanto fiz um bilhete pedindo e comunicando os pais sobre o projeto, já que seus filhos teriam que vir a escola em horário oposto ao de sua aula, pelo menos uma vez na semana. Sendo assim juntamente com coordenador do LIE (Laboratório de Informática), preparei o primeiro encontro. Tirei fotos dos alunos que vão participar do curso e fizemos um slide com a mensagem “Oração da Escola” de Gabriel Chalita, e no fundo a foto dos mesmos, eu queria que eles vissem como eles são importantes para a “Escola” e que a mesma tenha a mesma importância para eles. Fizemos dinâmica sobre a troca do pirulito, o colega que o aluno escolhesse para passar o pirulito, tinha que dizer o porquê, desta forma eles viriam às qualidades que cada um tem. Fizemos roda de conversa, e para encerrar este encontro pedi que ambos escrevessem o que queriam ser quando crescesse, mas digitando no computador. No encerramento deste encontro, ficou combinado entre todos presente que só continuaria no grupo, quem se dedicasse aos estudos, no decorrer de todos os dias em sala de aula.  Após este primeiro encontro, eu resolvi buscar ajuda fora da escola para desenvolver este projeto. Onde entra a Professora Ana Lúcia, que tem feito palestras sobre este tema, com professores, alunos, família, e outros mais. Conversando com a mesma, passei para ela a minha idéia do projeto, e um pouco da história dos referidos alunos.  A mesma gostou muito da idéia do projeto, incrementou a mesma, e tornou-se minha parceira para desenvolver o mesmo.  A partir daí começamos receber a visita da mesma na escola, a cada quinze dias, no primeiro momento ela trabalhou com todos juntos, passando algumas mensagens sobre auto-estima, e conversando com eles sobre o assunto, ela também começou atende-los em particular para saber sobre a história de vida de cada um. Foi eleito dois para representar o grupo, pois pedimos para eles pensar sobre o que eles gostariam de desenvolver na escola, uma atividade para envolver toda comunidade escolar, algo que eles gostassem muito de fazer, o grupo teve o prazo de quinze dias para discutir e apresentar a proposta para nós. A idéia é mostrar para eles que ambos são capazes, basta querer, e também que eles sintam nos ombros a responsabilidade que temos que ter como seres humanos em tudo que vamos fazer, e o dia a dia em sala de aula não é diferente.
Desenvolvimento
·         Palestra com os alunos “Oração da Escola” de Gabriel Chalita.
·         Filme: Desafiando Gigantes. (momento de reflexão para os alunos).
·         Acompanhá-los diariamente, em todo âmbito escolar, conversando, orientando, auxiliando, incentivando.
·         Palestra Com Professores “O Menestrel” de Willian Shakespeare. (momento de reflexão conversa, desabafo, compartilhar fatos, idéias).
·         Filme: Como estrela na terra. (Professores refletir sobre sua prática em sala de aula).
·         Trabalhar com professores no dia a dia, conversando, orientando, incentivando, ajudando.
·         Fazer juntamente com os alunos um evento para envolver toda comunidade escolar, onde os mesmos serão responsáveis pela organização. Será um torneio de futsal feminino e masculino.
·         Trazer algumas pessoas da comunidade para dentro da escola, já que em uma primeira conversa os alunos falaram sobre seus sonhos e o que queriam ser quando crescesse, um quer ser Policial, outro quer ser do exército, outro empresário, veterinário, biólogo, jogador de futebol, e outros mais. Pessoas com estas profissões viram a escola, a convite, para conversar com os alunos, e contar pra eles como foi a caminhada para eles chegarem onde estão. Exemplo: Um veterinário levar com autorização dos responsáveis, aquela criança que quer ser veterinário para passar o dia com ele, em seu trabalho.

Resultados Obtidos: Que ao finalizar este projeto, estes alunos consigam aprovação no ano letivo, e que principalmente valorizem os estudos, com a certeza de que é a maior herança que eles podem ter na bagagem de cada um. Espero que a partir deste momento os mesmos sigam em frente, caminhando com suas próprias pernas.

Avaliação:
·         Reflexão.
·        O dia a dia na escola.
·        Resultado das médias bimestrais.
·        Aprovação no ano letivo.



Referências Bibliográficas.

C:\Users\User\Desktop\Skinner. Mht

C:\Users\User\Desktop\teoria de skinner - Teoria da modificação da conduta de B_ F_ Skinner_ - Sua Mente.mht

C:\Users\User\Desktop\Teorias da aprendizagem – Wikipédia, a enciclopédia livre. Mht

C:\Users\User\Desktop\Qual função do aspecto afetivo no desenvolvimento cognitivo de nossos alunos - Yahoo! Respostas. Mht

HTTP:// WWW.utp.br/psico. utp.online/site4/terapia_cog.pdf

Comentarios (1)comentários

1 Response to "Projeto Autoestima"

  1. Elisabete Córdova says:
    3 de março de 2019 às 11:32

    Gostaria de saber se esse projeto alcançou os objetivos desejados e se teve continuidade nos anos seguintes.

Postar um comentário